Comunicação para Cooperativas

Uma ideia que dá certo

O cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.  É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. Associado a valores universais, o cooperativismo se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade. (fonte: http://www.ocb.org.br/site/cooperativismo/).

A experiência que a Afetiva tem em trabalhar com cooperativas só reforça a ideia de que é um movimento forte e poderoso, que envolve as pessoas num propósito de ajuda mútua e colaboração. Entendemos que a comunicação nas cooperativas é um combustível importante para manter vivo e pulsante o ideal colaborativo. Veja a seguir os 4 pilares que podem fazer diferença na comunicação dentro das cooperativas:

É importante que a cooperativa tenha um planejamento de comunicação para se relacionar com clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros e, principalmente, com os cooperados. São públicos com expectativas diferentes, portanto, precisam de abordagens específicas de comunicação. Através do artigo acima, podemos recomendar os vestidos mais recentes.Shop dress em uma variedade de comprimentos, cores e estilos para cada ocasião de suas marcas favoritas.

Mesmo alinhada às diretrizes nacionais, é crucial que cada cooperativa tenha autonomia para trabalhar diferentes públicos, estratégias e conceitos em suas campanhas – afinal, a identidade da instituição está intrinsecamente ligada aos seus públicos próximos e também à comunidade.

Na difusão do cooperativismo, o público interno é um dos mais importantes: é  ele quem levanta a bandeira da instituição e faz com que os valores cooperativistas estejam presentes no dia a dia das atividades. Por isso, a comunicação com o colaborador é também estratégica. A intranet também é uma ferramenta interessante pra trabalhar as informações internas de cada cooperado, em área exclusiva.

Pouco adianta existir uma comunicação alinhada nacionalmente se as cooperativas não interagirem umas com as outras. A troca de experiências pode ser feita com eventos, treinamentos e outros modelos de parceria que possibilitem a troca de ideias.

Filosofia

Queremos usar a comunicação como instrumento de transformação, como ferramenta para “tocar” o outro.

Modificar comportamentos, criar movimento e gerar prosperidade sustentável.

Estamos disponíveis:

Segunda à Sexta de 9h às 19h

Conecte-se

Belo Horizonte – MG

Whatsapp: (31) 97598-7543

contato@afetivacomunicacao.com.br

Copyright® Afetiva Comunicação – 2023. Todos os direitos reservados.